Novos hábitos de consumo, economia de água e combate ao desperdício

Loremi e a Sabesp  preocupadas com a conservação dos recursos hídricos adotou uma política de incentivo ao uso racional da água com ações tecnológicas e mudanças culturais. Assim, em 1996, foi criado o Programa de Uso Racional da Água (PURA), um programa de combate ao desperdício.

Por meio do PURA e do LoremiGreen , o consumo de água pode ser reduzido de forma significativa.

As soluções para diminuir o consumo de água são compostas de diversas ações, como detecção e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por equipamentos economizadores de água, estudos para reaproveitamento da água e palestras educativas. Em geral, o retorno do investimento para adoção do programa é rápido e imediato, em alguns casos.

Vantagens do Programa de Uso Racional da Água

  •  Reduz o consumo e o desperdício de água, gera economia de no mínimo 15%;
  •  Conscientiza os funcionários sobre a preocupação com o meio ambiente, economizando água;
  •  Agrega valor ao seu negócio, reduz despesas e custos operacionais.
  •  Evidencia a preocupação ambiental das entidades e empresas com o meio ambiente;
  • Evidencia a preocupação com a qualidade de vida da população;

Alguns estabelecimentos públicos e privados onde o programa pode ser introduzido:

  •  Universidades
  •  Escolas
  •  Hospitais
  •  Industrias
  •  Comércios
  •  Residencias

Cartilhas e manuais

Em abril de 2009 a Sabesp lançou a cartilha “O Uso Racional da Água” em parceria com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio).

Além de dicas e orientações, a cartilha traz informações aos clientes e casos de sucesso adotados por empresas e instituições que reduziram o consumo de água em suas unidades.

 Consulte o material (arquivo em PDF).

São três etapas distintas para detectar e eliminar o desperdício de água.

1. Diagnóstico Técnico

Uma equipe da LOREMI vai até sua instalação, faz o levantamento de todo o processo de consumo e utilização de água, detecta pontos críticos e aponta a margem de economia possível.

2. Projeto Técnico

Nessa fase, uma equipe especializada apresenta soluções para os pontos críticos identificados na etapa anterior e estabelece ações, investimento, prazo necessário para a execução de obras, treinamento de pessoal e mudança dos processos.

3. Suporte Operacional

A última etapa consiste na execução das obras necessárias e na manutenção dos sistemas críticos, aplicando a tecnologia selecionada. Ao mesmo tempo, são realizados seminários e palestras de conscientização para funcionários, buscando a mudança da cultura e dos hábitos de utilização da água.

Voltar para a pagina principal:  Limpeza de Caixas de Água

 

Atendimento Imediato - Ligue Já