Laboratório de Analise de Água
Laudos Bacteriológicos por laboratório regulamentados nos termos da COVISA
Parceira com Laboratório de Análise de Água com cadastro Municipal de Vigilância Sanitária
– Água
° Análise Físico-química e Bacteriológica
° Análise de Potabilidade de Água segundo Portaria 518;
° Análise de Balneabilidade/Recreação;
° Análise de Água para Caldeira e Refrigeração;
° Documentação, Outorga, Regularização de Poços Artesianos;
° Higienização de Bebedouros de Água;
° Lavagem de Reservatórios de Água;
° Tratamento de Água para Consumo Humano ou Industrial.
– Efluentes domésticos e industriais
° Análise segundo Artigo 18, 19A, CONAMA 357;
° Tratamento de Efluentes.
– Resíduos
° Caracterização para Classificação de Resíduos Sólidos conforme NBR 10004 a 10007:2004 Norma ABNT;
° Certificado de Autorização de Destinação de Resíduos Industriais – CADRI.
– Equipamentos
° Bombas Dosadoras
° Filtros
Oferecemos
– Coleta no local
– Rapidez na coleta
– Laudo de Potabilidade entregue em 10 dias
– Laudo de Potabilidade Portaria 518 em 20 Dias
– Laudo de Efluentes entregue em 20 dias
Porque fazer análise de água?
É importante realizar análises de água visando não só adequar-se á legislação mas também prevenirdanos á saúde humana e ao meio ambiente.
E COMO COLETAR AMOSTRAS DE ÁGUA ?
¨Após coletada, a água deve ser colocada em garrafas limpas de plástico, lavando-as três vezes com a própria água de coleta. As garrafas não devem ser lavadas com detergentes ou outros tipos de produtos químicos e não se deve utilizar garrafas de refrigerante ou produtos de limpeza e nem garrafas de vidro.* Uma boa opção é utilizar garrafas de água mineral.* Após a coleta, as garrafas devem ser identificadas e mantidas refrigeradas.* As amostras devem ser encaminhadas ao laboratório para análise o mais rapidamente possível (de preferência, em menos de 2 dias).*Como a qualidade da água varia com o tempo, é importante fazer análises periódicas para obter um bom controle. ¨
A água é um recurso necessário para a sobrevivência de qualquer ser vivo e é utilizada para vários fins: cerca de 80% do organismo humano é composto por água, e grande parte dos pesquisadores afirma que a ingestão de água tratada é fundamental para a conservação da saúde. Contudo, como diversos micro-organismos podem se desenvolver na água, e se ela não for tratada, pode ser motivo de transmissão de doenças.
Mas como saber se a água realmente está adequada para o consumo? vamos falar sobre a análise de água para potabilidade e sua importância no ambiente empresarial.
O que é a análise de água para potabilidade?
A água potável apresenta características específicas que a tornam adequada ao consumo. Essas características constituem o chamado Padrão de Potabilidade. Toda água que é destinada ao consumo deve seguir os padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Quando se fala em verificar a potabilidade água, quer dizer que ela será analisada para saber se é seguro consumi-la e se a sua ingestão não implicará em riscos para o consumidor. Toda água que é destinada ao consumo deve seguir os padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Quais riscos uma água contaminada pode trazer para a saúde?
Qualquer pessoa — em especial crianças — está sujeita a ter contato com algum vírus ou bactéria causadora de doenças. A transmissão desses vírus ou bactérias através da água pode ocorrer através da ingestão, do contato com a pele durante a higiene pessoal e através da preparação e do consumo dos alimentos.
Algumas doenças que podem surgir através do consumo de água contaminada são:
- Hepatite A;
- febre tifoide;
- rotavírus;
- parasitose;
- cólera;
Entre os sintomas mais comuns, podemos citar:
- Enjoo;
- febre;
- diarreia e/ou vômitos;
- dores abdominais;
- perda de apetite;
- e desidratação.
Por que a análise de água deve ser feita na minha empresa?
A análise da potabilidade da água é importante porque garante a qualidade da água que os colaboradores estão consumindo, evitando, assim, a ingestão de agentes de risco para a saúde. Além da água para ingestão, analisa-se aquela destinada à produção e higienização de alimentos (para empresas que possuem refeitório) e a água que é utilizada para manter a higiene pessoal.
É preciso controlar a água que chega pelo abastecimento público?
A empresa responsável pela distribuição de água deve garantir que a qualidade da água que chega ao consumidor seja de boa qualidade e deve ser avaliada segundo os padrões exigidos pela Portaria Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011. A análise de água periódica, realizada pela empresa, irá garantir a qualidade da água proveniente da rede hidráulica, além de ser um indicador de necessidade de limpeza das caixas d’água. Portanto, é fundamental analisar e controlar a qualidade da água que é fornecida pelo abastecimento público, garantindo assim, a saúde e o bem-estar das pessoas que a consomem.
Entendeu agora como a análise de água na sua empresa é realizada e por que esse procedimento é importante? Se ainda tiver ficado com dúvidas, não deixe de falar conosco através dos comentários!