Cupim de Madeira Seca – Como se Prevenir
O cupim de madeira seca é um cupim típico de ambientes urbanos. Até então não existe nenhum registro de um ninho de cupim de madeira seca em arvores, troncos soltos nas florestas, etc. Sua atuação é sempre em peças construídas pelos homens. Se você ainda não se informou sobre eles, sugerimos a leitura do nosso artigo: Cupim de Madeira Seca – Conheça Seu Inimigo
Como este tipo de cupim constrói seu ninho no interior da peça atacada, o controle é mais simples. Mas dificilmente você conseguirá perceber um ataque destes cupins até que já tenham consumido uma boa parte no interior do seu móvel ou peça de madeira. Sendo assim, o melhor a fazer é se prevenir contra o ataque e infestação deste inseto.
Para se prevenir contra eles, é muito importante saber como acontece a infestação. O contato deste cupim com sua peça de madeira se dá através da revoada dos alados. Essa revoada geralmente acontece no início da noite e são feitas por poucas dezenas de cupins. Eles saem do seu ninho atual e vão em busca de um novo local para se instalarem e formarem uma nova colônia.
Os casais de cupins formados após a revoada se instalam na sua peça através de pequenos orifícios, tais como: furos de prego, rachaduras, etc. Uma vez instalados, começam a se reproduzir e darão início a uma nova colônia de cupins.
Na verdade é muito complicado bloquear completamente nossas casas, pois para isso teríamos que fechar com telas todas as janelas e portas de entrada. E uma vez instalados dentro de uma peça, a revoada pode acontecer dentro da sua própria casa, criando assim outro ninho em outra peça.
Por isso, a melhor forma de se prevenir é procurando sempre usar madeiras resistentes a estes insetos, tais como: peroba do campo, peroba rosa, jacarandá, pau ferro, braúna, gonçalo alves, sucupira, copaíba, orelha de moça.
Uma outra forma de prevenção é tratar suas peças de madeiras com produtos que vão aumentar a resistência dela ao ataque dos cupins e também fechar os buracos existentes na madeira. Uma boa dica é sempre pintar ou passar verniz na sua peça, ou ainda usar alguma cobertura apropriada.
E fique sempre atento aos sinais de infestação, que normalmente são bem discretos no caso dos cupins de madeira seca. Um dos principais sinais de infestação é a presença de fezes próximo à peça de madeira. Essas fezes são bem pequenas, semelhantes a pequenos grãos.