7 problemas que podem ocorrer caso a limpeza da fossa não seja realizada por um especialista/profissional

Há muitas pessoas que possuem fossa séptica em suas residências. Este sistema se trata basicamente de um tanque onde são despejados os dejetos que vêm dos banheiros e das pias das cozinhas.

A fossa é considerada uma unidade de tratamento primária dos efluentes domésticos — em que sobrevém a primeira separação físico-química dos materiais, quando a parte sólida se deposita no fundo do tanque —, além de ser uma solução simples e barata de recolher os restos oriundos do consumo e rotina doméstica.

O grande problema ocorre na hora de fazer a limpeza da fossa, trazendo dificuldades e muitos contratempos ambientais se for mal feita ou realizada por pessoal não especializado. Veja a seguir alguns transtornos que podem ocorrer caso esta limpeza não for realizada corretamente:

Arruinar o recipiente ou a tubulação da fossa

Os proprietários muitas vezes tentam, sozinhos, limpar as fossas e usam objetos pontiagudos ou substâncias muito corrosivas para limpar a caixa. Desse modo, podem arruinar o recipiente ou a tubulação do sistema, sendo necessário a substituição de várias partes da estrutura da fossa.

Tomar medidas erradas pode fazer com que você gaste muito mais tempo e dinheiro para ter sua fossa limpa.

Infiltrações ou entupimentos

São comuns os casos em que somente quando o reservatório utilizado como fossa já apresenta alguns problemas graves de mau cheiro, infiltração ou entupimento as pessoas procuram resolver os contratempos.

O ideal é que se mantenha atento à situação da descarga e ao volume disposto na fossa, e chamar uma empresa especializada para verificar periodicamente as condições do local.

Para que continue decompondo o esgoto com segurança, a fossa deve ser limpa anualmente ou quando estiver se mostrando cheia.

Colocar a saúde em risco

A manutenção da fossa exige que, ao abrir a caixa de gordura, se espere um pouco para que o gás altamente fétido e explosivo que emana do lugar se dissipe um pouco. Deve-se deixar que o local ventile. A exposição mais intensa não só é tóxica, como põe em risco sua saúde e a vida de seus familiares, devendo-se manter o lugar longe de materiais e objetos inflamáveis, como fósforos, isqueiros e cigarros.

Prejudicar o funcionamento correto da fossa

Não conhecer como a fossa funciona pode fazer com que ela pare de operar adequadamente. Ao retirar todo o resíduo da fossa, você prejudica este processo.

Por isso, a forma certa de lidar com o reservatório é deixando pelo menos 10% dos resíduos no local, ao invés de remover todo o material sólido da fossa.

Não saber prevenir de problemas futuros

Quando a limpeza é improvisada por uma pessoa não qualificada, alguns ocasionais problemas podem passar despercebidos ao seu olhar, como, por exemplo, se existe alguma infiltração ou se a tampa está bem vedada. Uma equipe que foi treinada para o serviço vai não só identificar o inconveniente, como também vai sugerir a melhor solução, de sorte a impedir os transtornos futuros.

Espalhar os resíduos por não fazer a sucção apropriada

A limpeza adequada da fossa exige o uso de uma bomba de alta pressão para fazer a sucção dos resíduos. Se o equipamento não apresentar potência suficiente para o serviço, os resíduos poderão ficar espalhados pelo local, dificultando a remoção posterior. Vale dizer ainda que, se o material estiver muito sólido, ele precisa ser diluído em água, a fim de não danificar a bomba de sucção.

Prejudicar a natureza ou ter os resíduos parados em casa

Depois de remover os resíduos da fossa séptica, deve-se trasladar o material para o local mais adequado para tratamento e posterior despensa na natureza, sem que o esgoto residencial se estacione em sua residência ou prejudique o meio ambiente.

O proprietário não vai precisar se preocupar com isso ao contratar uma empresa especializada na limpeza de fossas, visto que a companhia terá o caminhão adequado para rematar o transporte dos resíduos, os equipamentos apropriados para lidar com o trabalho e o destino previamente roteirizado.

Quando você conta com um serviço especializado e mão de obra treinada para limpar a fossa séptica, você tem a garantia de que o trabalho será de alto nível e que não sofrerá riscos para devolver o material para a natureza, sem afetá-la.

E você, como realiza a limpeza da sua fossa séptica?

Categoria: destaque, Limpeza de Fossa | Tags: .