Excrementos dos pombos causam danos significativos para a construção e materiais diversos. O ácido úrico nas fezes dos pombos ao contato com pintura em superfícies e tubos de metal e condutores. Toldos de lona normalmente precisam ser substituídos depois de seis meses a um ano, como até mesmo a limpeza não pode reparar o dano causado.
Quando um ar condicionado fica coberto de excrementos dos pombos, o ácido úrico nas fezes vai corroer a superfície, expondo o interior poroso. Água pode, então, infiltrar-se e durante o congelamento – processo de degelo do inverno pode causar aquela pedra interna e danificado o ar.
Muitas vezes, os trabalhadores vão protestar e recusar-se a trabalhar em equipamento que tenha sido exposta aos resíduos perigosos.
Há riscos significativos associados à excrementos de pássaros se acumulando nos telhados do edifício. Detritos de aves podem entupir drenos fazendo com que o teto acumule água no qual que não foi projetado para. Se não for devidamente drenada a água, muitas vezes causam vazamentos em telhados.