Formigas são insetos eusociais de distribuição mundial, não sendo encontradas apenas nas regiões polares. Nas colônias os indivíduos têm funções diferentes, bem como morfologias adaptadas a estas funções. As larvas se desenvolvem de acordo com a alimentação que recebem, se transformando em reprodutores ou operários.
Os indivíduos responsáveis pela reprodução são fêmeas e machos alados que tem órgãos sexuais bem desenvolvidos. As fêmeas estéreis e sem asas são operárias, responsáveis por todas as outras funções. As operárias diferenciadas em soldados são responsáveis pela proteção do formigueiro.
De maneira geral, os ninhos das formigas consistem de um sistema de passagens ou cavidades que se comunicam entre si e com o exterior. De acordo com a espécie, os ninhos podem ser construídos sob azulejos, batentes de portas, pisos, em cavidades de troncos de árvores e ou diretamente no solo. Portanto, previna-se e procure a Loremi para controle de pragas.
Formigas Cortadeiras
Saúvas (Atta spp) e quenquéns (Acromyrmex spp) são conhecidas como formigas cortadeiras por cortar vários tipos de plantas que utilizam para cultivar o fungo do qual se alimentam. Elas podem provocar grandes perdas econômicas em várias culturas, como canaviais, áreas de pastagens, áreas de reflorestamento, entre outras.
Uma forma de diferenciar estes tipos de formigas é observar a área externa do ninho: quando comparados, os ninhos maduros de saúvas têm grande quantidade de terra solta, enquanto os das quenquéns possuem pequena quantidade ou somente material vegetal seco.
Formigas Caseiras
(Solenopsis spp) fazem ninhos geralmente em locais abertos, como jardins e gramados, mas eventualmente podem infestar equipamentos eletrônicos ou caixas de fiação elétrica. Elas são onívoras podendo se alimentar de quase todo tipo de plantas, animais ou alimentos domésticos.
As formigas lava-pés (Solenopsis spp) fazem ninhos geralmente em locais abertos, como jardins e gramados, mas eventualmente podem infestar equipamentos eletrônicos ou caixas de fiação elétrica. Elas são onívoras podendo se alimentar de quase todo tipo de plantas, animais ou alimentos domésticos.
Na natureza a espécie Tapinoma melanocephalum geralmente é encontrada em madeiras em decomposição e em cavidades de árvores. Dentro de residências elas consomem vários tipos de alimentos, tendo preferência por substâncias adocicadas e por esta razão, também conhecidas como formigas doceiras. As colônias apresentam várias rainhas que provavelmente migram com uma quantidade de operárias para formar novas colônias. Estas formigas têm o hábito de se movimentar em fileiras perfeitas.
As formigas da espécie Monomorium pharaonis constroem seus ninhos em cavidades nos ambientes domésticos, sendo um risco em potencial para a saúde pública, pois são vetores mecânicos de bactérias. Quando infestam hospitais podem provocar infecções. Consomem preferencialmente alimentos ricos em gordura ou substâncias doces. Chame a Loremi para controle de pragas.